Criei um guia simples para te ajudar a criar um nome para sua marca ou produto. Sei que decidir sobre um nome de marca não é tarefa fácil. Claro, que todos nós já ouvimos falar de alguns produtos e serviços que foram eternizados pelos nomes bem escolhidos e também pelos erroneamente nomeados que não resistiram ao teste do tempo ou porque eram uma chatice embaraçosa no mercado.
É hora de quebrar os principais atributos que definem um nome de marca. Nenhum atributo único é exatamente “certo” ou “errado”; em vez disso, cada um influencia um nome de uma maneira específica. Designers e proprietários de marcas podem adotar medidas específicas para garantir uma marca poderosa e eficaz – que atraia os consumidores, expresse claramente a marca e cause um impacto memorável.
“Mesmo que você seja capaz de evitar algumas
das principais armadilhas, um nome ruim pode
estragar o sucesso do seu negócio!”
Agora, vamos lá!
Siga estes 6 passos e volta aqui
pra contar se te ajudou
Etapa 1
Ajuste-se ao mercado
Antes de começar a rabiscar todas as ideias que vêm à mente, reserve um momento para definir um tema conceitual para o nome com base nos objetivos e na estratégia da marca. Então, independentemente ou em grupo, comece a debater. Esses não precisam ser nomes completamente formados ainda – apenas escrever as palavras que combinam com uma ideia já é um ótimo começo. Invente as categorias de fontes de nomes e palavras-chave que se encaixam bem. (ex: palavras botânicas, prefixos latinos, nome de pedras preciosas, terminologias matemáticas, etc…). O Google é seu amigo aqui.
Etapa 2
Explore tipos de nomes
Com sua lista de palavras-chaves na mão, você pode explorar as diferentes maneiras para juntar uma coisa na outra. Para esta missão, você pode seguir os seguintes tipos de nome:
- Nomes criados: palavras inventadas, podem ser derivados de palavras reais;
- Nomes compostos: nomes que combinam duas palavras reais ou as vinculam a um e comercial, o famoso “&”;
- Palavras reais: nomes que são palavras reais do dicionário;
- Substantivos apropriados: como sobrenomes ou nomes de lugares.
Etapa 3
Mantenha sempre a lista restrita
Uma vez que você tenha levado algum tempo para brincar com diferentes iterações de nomes, crie uma lista resumida de sua lista principal. Se você estiver em equipe, uma pessoa deve atuar como revisor; Se você está trabalhando sozinho, reduza a lista sozinho mesmo. Essa lista pode ser tão longa ou curta quanto você quiser. Regras demais não combinam com criatividade.
Aqui uma dica, se achar que já fez nome o suficiente. Faça um café, dê uma volta por aí, inspire-se e volte a pesquisar… ☕️
Etapa 4
Revisão legal preliminar
Um passo vital é verificar todos os nomes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) ou em outro banco de dados oficial por país. Uma dica importante é buscar também a disponibilidade dos domínios (endereços web), tanto nacional (.com.br), como internacional (.com). Também não faz mal realizar uma verificação de superfície no Google para ver o que aparece nas primeiras páginas dos resultados. Ahh, e não vai esquecer de ver a disponibilidade de usuário no Instagram, acho tão fraco quando vejo nomes legais assim @NomeLegalOficialBR ?
Etapa 5
Apresentando os nomes
Antes de apresentar sua ideia para todo mundo (cuidado com isso viu), você precisa selecionar a lista de finalistas. Avalie os resultados e determine quais nomes apresentar com base no que parece mais provável que esteja disponível para ser uma Marca Registrada. Não se preocupe e não invente moda, um bom advogado analisará as seleções finais mais tarde. Você pode apresentar suas escolhas favoritas (geralmente cerca de 3 a 5 nomes) e organizá-las de alguma forma visual para tornar mais fácil para todos envolvidos “sentirem” o nome. Você também pode fazer uma lista completa em uma página.
Incluir algumas diretrizes de avaliação é sempre uma boa ideia para as pessoas possam entender o que procuram em um nome. (importante: feedbacks são sempre bem-vindos)
Quando você estiver com as pessoas que irão apresentar o nome, discuta cada nome e tente sentir as reações instintivas. Da melhor maneira possível, tente manter a discussão com base nos atributos do nome, em vez de estritamente “o que eu gosto/acho”. A inclusão das diretrizes acima vai ajudar que todos estejam fundamentados e capazes de permanecer confiantes em suas escolhas de nome e não só baseado no feedback aleatório de colegas de trabalho, cônjuges e parentes.
Etapa 6
Revisão legal final
Sua lista de finalistas pode ser de 1 a 3 nomes, que devem ser submetidos ao Advogado de propriedade intelectual para revisão legal. Se você ainda não tem uma empresa ou Advogado especialista em marcas, existem sites para você fazer o registro online, como a Registrei.com que possuem advogados especialistas nesse assunto.
Pronto! Agora você pode ter uma Marca Ninja! ?